.
1.1.- “No principio criou DEUS...”.
Deixa claro que Deus é o sujeito da Criação. Ela não é um acaso. Tem um Autor consciente. Assim, “Bereshit barah Elohim...”.
.
1.2.- “CRIOU Deus...”
O hebraico traz o verbo barah. Não significa “criar do nada”. Em 1:27 é também usado para a criação do homem a partir de material existente. É um verbo reservado à ação criadora de Deus.
.
1.3.- “A terra era SEM FORMA e VAZIA...”
No hebraico, tôhu va bôhu. O primeiro termo indica “deserto, desolação” em termos físicos. O segundo, aparece mais duas vezes e sempre em conexão com tôhu. A partir dessa construção no hebraico, poderíamos perfeitamente traduzir “e a terra veio a ser sem forma e vazia”.
Com base nisso, poderíamos aqui introduzir uma idéia que não é muito difundida, mas que cabe perfeitamente, que é a da “recriação”.
Nós vivemos dentro de um contexto de temporalidade. Mas para Deus não há essa expectativa de tempo. Ele é o “El Olam” o Deus Eterno. O tempo, na Bíblia, como o conhecemos e discernimos, e aprendemos com a divisão A.T. e N.T., não passaria de um parêntesis entre a eternidade passada e a eternidade futura. É importante se observar que a palavra “dia” é o hebraico yôm que pode ser traduzida literalmente por dia de 24 horas, pelo período de luz solar, ou ainda, um tempo indeterminado, como no caso de “o dia do Senhor” (yôm YHWH).
Há uma grande diferença, um grande abismo, entre os dois primeiros versos de Gênesis. Como Deus poderia ter criado uma terra sem forma, desordenada e vazia, além de totalmente envolvida em trevas??? Parece que entre os dois versículos algo aconteceu que alterou a ordem inicial da criação, deixando-a sem ordem e vazia.
.
VEJA O TEXTO COMPLETO DESSE ESTUDO NO LINK
.
http://www.bereana.com.br/PR%20EDSON%20-%20BLOG/O%20Futuro%20est%e1%20no%20passado.pdf
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário